Especialidade de Reciclagem e Sustentabilidade – Avançado Respondida

| |

5 de dezembro de 2018

Especialidade de Reciclagem e Sustentabilidade Avançado Respondida


Especialidade de Reciclagem e Sustentabilidade Avançado, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos!

Especialidade de Reciclagem e Sustentabilidade Avançado

1. Como funciona a coleta seletiva de resíduo sólido nos locais abaixo:

Residências.


Porta a Porta – Veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos que não coincidam com a coleta normal de lixo. Os moradores colocam os recicláveis nas calçadas, acondicionados em contêineres distintos;
Nas residências pode ser feito 

PEV – (Postos de Entrega Voluntária) Utiliza contêineres ou pequenos depósitos, colocados em pontos físicos no município, onde o cidadão, espontaneamente, deposita os recicláveis;

Postos de Troca – Troca do material a ser reciclado por algum bem.


Empresas.


As empresas podem realizar a coleta seletiva e destinar os resíduos para terceiros que compram o material segregado. Como isso a organização lucra com a venda do resíduo gerado, exemplos têm a venda de papel, plástico, sucata metálico e resíduo orgânico.

coleta-seletiva-de-residuo-solido

2. Como a reciclagem influencia no contexto social se transformando em renda alternativa para diversas famílias?

R: A reciclagem acaba contribuindo com a riqueza econômica das regiões, já que há um aumento de renda e diminuição da taxa de desemprego – com o crescimento da indústria recicladora, que investe em tecnologias e capacitação de profissionais para coleta de materiais e produção de novos produtos.

3. Visite uma cooperativa de tratamento de resíduo sólido e descubra quais os métodos utilizados para reaproveitar os materiais.

Item prático.
Converse com seu diretor/instrutor caso seja muito difícil de fazer essa visita.

Métodos utilizados para reaproveitar os materiais. 

Triagem

Consiste na separação dos resíduos sólidos para separar resíduos que podem ser reaproveitáveis dos materiais que são destinados ao aterro. Esta separação pode ser realizada no momento do descarte, sendo separados em recipientes que diferenciam os materiais;

Reciclagem

Proporciona o retorno dos materiais não reaproveitáveis para a cadeia produtiva, reduzindo assim os custos de produção;

Compostagem

Aproveitamento dos materiais orgânicos, favorecendo assim a agricultura orgânica, promovendo melhoria na alimentação das pessoas;

Reutilização de materiais

Todo material que não pode ser compostado e nem reciclado entra na confecção de objetos artísticos para decoração, artesanatos;

Reaproveitamento dos materiais

É caso das garrafinhas de água, papeis usados como rascunho.

Sendo assim, o reaproveitamento dos resíduos sólidos serve para prolongar sua vida útil. Para serem reutilizados, os resíduos devem ser classificados de acordo com suas características, evitando perda significativa da sua qualidade inicial. Logo, esses produtos devem possuir uma indicação de quantos ciclos de produção podem passar sem afetar suas características principais. Como se percebe, essa é  uma grande necessidade atual, em razão da preocupação mundial para se manter a qualidade dos ecossistemas e das pessoas nos centros urbanos.

4. Descubra como funciona a estrutura de um aterro sanitário. Cite os principais benefícios e malefícios.


Como funciona a estrutura de um aterro sanitário.

O aterro sanitário é construído em grandes extensões de terra e longe dos centros urbanos.

Geralmente, eles são cercados de áreas verdes ou vegetação nativa. Em São Paulo, para evitar o despejo de lixo clandestino, o aterro deve possuir ao redor 50 metros de largura com vegetação nativa.

Primeiramente, faz-se um grande buraco que não deve ultrapassar dois metros de distância do lençol freático e posteriormente, coloca-se uma manta de polietileno e uma camada de pedras pequenas, por onde passarão os líquidos e gases liberados pelo lixo.

Além disso, são instaladas calhas de concreto e tubos verticais por onde sobem os gases, donde alguns são recolhidos e outros liberados na atmosfera.

É importante ressaltar que os aterros sanitários possuem uma quantidade determinada de lixo que pode ser depositada. Após esse tempo, o aterro encerra suas atividades naquele local. Por esse motivo, fontes de energia que utilizam a biomassa (matéria orgânica) estão sendo cada vez mais implementadas.


Vantagens.

• Menor impacto ambiental;
• Redução da liberação de metano na atmosfera;
• Conversão dos gases em fontes de energias renováveis;
• Geração de energia com motores a gás.


Desvantagens

• Construção que exige grandes extensões de terras;
• Impactos ambientais: poluição do meio ambiente como vazamentos de líquidos e gases; contaminação dos lençóis freáticos e aquíferos; riscos aos animais selvagens;
• Limite de quantidade de camadas de lixo;
• Presença de ratos, moscas e transmissão de doenças;
• Alto custo econômico na implantação e na manutenção.

5. Faça, no mínimo, 2 brinquedos utilizando materiais recicláveis. Esses brinquedos devem ser enviados a crianças carentes.
Dica: Convidem crianças da comunidade que seu clube atua para participar de um dia recreativo. O clube fornece o material e cada criança faz o seu próprio brinquedo, os desbravadores podem auxiliar as crianças na produção, assim todos participam e essas crianças vão se sentir mais acolhidas. 
Clique aqui e confira algumas ideias de brinquedos feitos com materiais recicláveis.

6. Restaure um objeto que iria ser jogado fora em algo útil para seu lar.

Aqui tem algumas idéias.

7. Desenvolva uma técnica para reciclar restos de madeiras, cordas ou bambus de forma efetiva após acampamentos.


Você pode construir brinquedos usando os bambus e as madeiras, bancos, mesas, use sua criatividade! Pense em algo que você pode fazer e será utilizado, não faça somente pela especialidade.

8. Produza um vídeo ou encenação apresentando, no mínimo, 5 dicas de como melhorar o planeta usando a reciclagem.

Veja dicas legais aqui.

9. Em localidades onde há um sistema de coleta seletiva são usadas lixeiras em cores diferenciadas. Mencione que tipo de material é identificado por cada cor:

a) Azul → Papel/papelão.
b) Vermelho → Plástico.
c) Amarelo → Metal.
d) Marrom → Lixo orgânico.
e) Verde → Vidro.



10. Como deve ser o descarte de pilhas e lâmpadas fluorescentes? Onde se encontra o posto de coleta mais próximo em sua cidade?


Como deve ser o descarte de pilhas e lâmpadas fluorescentes.

Para fazer o descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes é necessário, antes de tudo, armazena-las sem misturá-las com outros tipos de materiais, apenas embalá-las em plástico resistente para evitar contato com umidade a fim de evitar vazamentos.


Após embaladas, consulte quais são os postos de recolhimento mais próximos da sua residência ou local de trabalho.

Posto de coleta.

Nesse site aqui você encontra de maneira fácil postos de coleta, pois basta selecionar o que deseja descartar e vai abrir uma janela para você digitar seu CEP, feito isso, o site ira mapear os postos mais próximos de você.

Sites que usei para fazer a especialidade.


--  --

Gostou da especialidade, te ajudou ou tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Nenhum comentário:

Deixe um comentário. ♡