Classes Agrupadas / 4 – Desenvolvendo Amizade Respondida

| |

5 de setembro de 2018

Classes Agrupadas / 4 – Desenvolvendo Amizade Respondida

Já estamos em Desenvolvendo Amizade, caso não tenha visto os posts anteriores, veja aqui e não esquece de compartilhar com seus amigos!

Classes Agrupadas / IV – Desenvolvendo Amizade

1. Mencionar dez qualidades de um bom amigo e apresentar quatro situações diárias onde você praticou a Regra Áurea de Mateus 7:12.

R: Sincero, solidário, bom ouvinte, conselheiro, fiel, protetor, respeita sua opinião, chama sua atenção nas horas necessárias, companheiro nos momentos bons e ruins, te leva para mais perto de Deus.

A regra áurea diz que você deve fazer aquilo que você gostaria que fizessem por você também, então cite casos onde você fez coisas boas.
Exemplos – Deu seu lugar a alguém no ônibus, oferecer ajuda a alguém que necessita, doar seu tempo a alguém, etc.

2. Conversar com seu Conselheiro ou Unidade sobre como respeitar pessoas de diferentes culturas, raça e sexo.
Evitar comentários ofensivos, respeitar o espaço de cada pessoa, etc. 

3. Participar de um debate ou representação sobre a pressão de grupo e identificar a influência que isso exerce sobre as decisões.
Pressão para beber, fumar, ir para lugares que você geralmente não vai, tomar atitudes que geralmente você não tomaria (faltar aula, responder alguém, xingar, discutir, etc). Você não tomaria tal decisão, mas não quer parecer um bobão sem atitude, então vai lá e faz.

4. Participar de um debate e fazer uma avaliação pessoal sobre suas atitudes em dois dos seguintes temas:
Se reúna com seu clube e fale sobre dois dos temas abaixo. Se fizer sobre Amizade e Relacionamentos, você pode linkar um ao outro e concluir mais rápido.
a) Auto-estima.
b) Amizade.
c) Relacionamentos.
d) Otimismo e pessimismo.

5. Através de uma conversa em grupo ou avaliação pessoal, examinar suas atitudes em dois dos seguintes temas:
Você pode escolher Relacionamento Familiar e Finanças pessoais, ou auto-estima e pressão de grupo, pois dá para linkar e terminar mais rápido.
a) Auto-estima.
b) Relacionamento familiar.
c) Finanças pessoais.
d) Pressão de grupo.

6. Assistir uma palestra ou aula e examinar suas atitudes em relação a dois dos seguintes temas:
Converse com o diretor jovem da sua igreja e peça uma data, faça um culto jovem sobre um dos temas abaixo e traga alguém que domine o assunto. 
a) A importância da escolha profissional.
b) Como se relacionar com os pais.
c) A escolha da pessoa certa para namorar.
d) O plano de Deus para o sexo.

7. Saber cantar o Hino Nacional de seu país e conhece sua história. Saber o nome do autor da letra e da música do hino.

A letra foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada e a música, elaborada por Francisco Manuel da Silva. O Hino Nacional Brasileiro foi criado em 1831 e teve diversas denominações antes do título, hoje, oficial. Ele foi chamado de Hino 7 de abril (em razão da abdicação de D. Pedro I), Marcha Triunfal e, por fim, Hino Nacional. 

Com o advento da Proclamação da República e por decisão de Deodoro da Fonseca, que governava de forma provisória o Brasil, foi promovido um Grande Concurso para a composição de outra versão do Hino. Participaram do concurso, 36 candidatos; entre eles Leopoldo Miguez, Alberto Nepomuceno e Francisco Braga.

O vencedor foi Leopoldo Miguez, mas o povo não aceitou o novo hino, já que o de Joaquim Osório e Francisco Manuel da Silva havia se tornado extremamente popular desde 1831. Através da comoção popular, Deodoro da Fonseca disse: "Prefiro o hino já existente!". Deodoro, muito estrategista e para não contrariar o vencedor do concurso, Leopoldo Miguez, considerou a nova composição e a denominou como Hino da Proclamação da República. 

Decreto 171, de 20/01/1890: 

"Conserva o Hino Nacional e adota o da Proclamação da República." 

O Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil constituído pelo Exército e Armada, em nome da Nação, decreta: 

Art. 1º - É conservada como Hino Nacional a composição musical do maestro Francisco Manuel da Silva. 

Art. 2º - É adotada sob o título de Hino da Proclamação da República a composição do maestro Leopoldo Miguez, baseada na poesia do cidadão José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros Albuquerque. 

É importante ressaltar que a canção que representa uma nação, como o Hino Nacional do Brasil, exalta fatos acontecidos, simboliza todas as lutas por ela passadas, carrega a identidade de um povo e a grande responsabilidade de ser o porta-voz da Nação brasileira para o restante do mundo. 

Hino Nacional do Brasil 
Letra de Joaquim Osório Duque Estrada 

Música de Francisco Manuel da Silva 

8. Visitar um órgão público de sua cidade ou bairro e descobrir de que maneiras o Clube pode ser útil à sua comunidade.

Item prático.

9. Preparar uma lista contendo cinco sugestões de atividades recreativas para ajudar pessoas com necessidades específicas e colaborar na organização de uma destas atividades para essas pessoas.

1. Visitar um asilo, conversar e cantar músicas.
2. Visitar um orfanato, organizar atividades e doar brinquedos.
3. Dar lanches para visitantes em um hospital.
4. Brincar com as pessoas carentes de uma comunidade.
5. Visitar pessoas doentes, fazer companhia, conversar e cantar músicas.

Existem muitas outras atividades que você pode fazer, se não conseguir fazer algum desses, me chama e vamos ver a realidade da sua cidade.

Fontes

-- --

Gostou, te ajudou, tem alguma sugestão ou tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Nenhum comentário:

Deixe um comentário. ♡