Classes Agrupadas / 2 - Descoberta Espiritual Respondida (Parte 2)

| |

12 de julho de 2018

Classes Agrupadas / 2 - Descoberta Espiritual Respondida (Parte 2)


Se você não viu a primeira parte, confere aqui.

Como eu disse no primeiro post de Descoberta espiritual, estou dividindo em três partes para o post não ficar enorme, então vamos ao 2° post e não esquece de compartilhar com todos os seus amigos desbravadores!

Classes Agrupadas / 2 - Descoberta Espiritual

10. Ler e explicar os versos abaixo:

a) Isaías 26:3.
Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.
Nessa passagem, a pessoa diz com confiança que sabe que o Senhor lhe deixará em total paz.

b) Romanos 12:12.
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Essa passagem nos diz como agir nos momentos difíceis, que devemos confiar e e nos manter firmes em oração.

c) João 14:1-3.
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
 Essa passagem nos traz a promessa de Jesus, de ir e voltar para nos levar para o céu.

d) Salmo 37:5.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.
Entrega tua vida, teus planos, nas mãos do Senhor, confie de tal modo, que não tenha temor algum quanto ao teu futuro e Deus irá te guiar.

e) Filipenses 3:12-14.
Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Essa passagem nos mostra que devemos prosseguir com humildade, reconhecendo que não estamos nem perto de alcançar ou merecer o céu, pois somos pecadores, mas jamais devemos nos desanimar e parar de buscar o mesmo, devemos prosseguir e perseverar até que Jesus volte e enfim subamos com Ele.

f) Salmo 23.
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
 Essa passagem demonstra a entrega total, uma entrega que todos devemos fazer. Entregar a vida, os planos e mesmo em momentos difíceis, confiar, porque o ruim ao nossos olhos, pode ser bom aos olhos de Deus. Confiar sem o menor dos receios, confiando que certamente obterá vitória no fim e que se também não obter, amém também, porque foi a vontade de Deus.

g) I Samuel 15: 22.
Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
O que Samuel quis dizer a Saul nessa passagem é que o Senhor preferia mil vezes que ele tivesse obedecido suas ordens, do que holocaustos para tentar agrada-lo. Exemplo, nossa mãe prefere muito mais que a gente não jogue bola dentro de casa, do que jogar, quebrar algo e depois fazer algo para tentar nos redimir, entende? Obedecer é sempre a decisão certa.

11. Ler e explicar os versos abaixo:

a) Romanos 8:28.
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Deus cuida daqueles que se entregam a Ele.

b) Apocalipse 21:1-3.
E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
Visão de João da nova terra. Quando a nova Jerusalém descer a terra.
  
c) II Pedro 1:20-21.
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Nenhuma profecia é para apenas uma pessoa, se você abrir seu coração para Deus, Ele te dará entendimento para interpretar as profecias, pois somente Ele pode dar o entendimento, já que homem algum fez profecia nenhuma, somente foram instrumentos usados pelo Senhor.

d) I João 2:14.
Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
Aqui temos um incentivo, pois se Deus é conosco, quem será contra nós? Com Cristo em nossos corações já vencemos as trevas.

e) II Crônicas 20:20.
E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;
 Jeosafá estava dizendo ao povo que confiassem em Deus, pois só assim eles poderiam vencer o que estava por vir. Pois não era para o povo se desesperar, eles precisavam depositar sua confiança em Deus.

f) Salmo 46.
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
Esse capítulo é uma entrega, do começo ao fim exalta que o Senhor é nosso amigo e protetor.

12. Ler e explicar os versos abaixo:

a) I Coríntios 13.
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
Sem amor, nada que fizermos é válido, pois só o amor a Deus nos faz guardar a lei de verdade.

b) II Crônicas 7:14.
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Quando clamamos a Deus e rasgamos nosso coração nos arrependendo de verdade, Deus nos perdoa.

c) Apocalipse 22:18-20.
Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
Nada pode ser acrescentado ou tirado da bíblia, Cristo quando veio disse que não veio para revogar e sim para cumprir, então quem somos nós para alterar.

d) II Timóteo 4:6-7.
Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Nessa passagem Paulo diz que está chegando o momento de sua morte, fala que permaneceu firme em Cristo e fez tudo que devia fazer conforme a vontade dEle. 

e) Romanos 8:38-39.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Nada pode nos separar do amor de Deus, pois até a morte Ele venceu por amor a todos nós.

f) Mateus 6:33-34.
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Devemos buscar a Deus primeiramente, ter comunhão e relacionamento com Ele e o restante Deus cuida. Não seja ansioso(a) com o dia de amanhã, não sofra por antecedência, viva um dia de cada vez.

13. Leitura Bíblica:

Gênesis: 1, 2, 3, 4:1-16, 6:11-22, 7, 8, 9:1-19, 11:1-9, 12:1-10, 13, 14:18-24, 15, 17:1-8; 15-22, 18:1-15, 18: 16-33, 19:1-29, 21:1-21, 22:1-19, 23, 24:1-46, 48, 24:52-67, 27, 28, 29, 30:25-31; 31:2-3, 17-18, 32, 33, 37, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 47, 50.
Êxodo: 1, 2, 3, 4:1-17; 27-31, 5, 7, 8, 9, 10; 11, 12, 13:17-22; 14, 15:22-27; 16, 17, 18, 19, 20, 24, 32, 33, 34:1-14; 29-35, 35:4-29 e 40.

14. Leitura Bíblica:

Levítico: 11
Números: 9:15-23, 11, 12, 13, 14:1-38, 16, 17, 20:1-13; 22-29, 21:4-9, 22, 23; 24:1-10.
Deuteronômio: 1:1-17, 32:1-43, 33, 34.
Josué: 1, 2, 3, 4, 5:10; 6, 7, 9, 24:1-15; 29.
Juízes: 6, 7, 13:1-18; 14, 15, 16.
Rute: 1, 2; 3, 4.
1 Samuel: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10; 11:12-15, 12, 13, 15, 16, 17, 18:1-19, 20, 21:1-7; 22, 24, 25, 26, 31.
2 Samuel: 1, 5, 6, 7, 9, 11; 12:1-25, 15, 18.

15. Leitura Bíblica:

1 Reis: 1:28-53, 3, 4:20-34, 5, 6, 8:12-60, 10, 11:6-43, 12, 16:29-33; 17:1-7, 17:8-24, 18, 19, 21.
2 Reis: 2, 4:1-7, 4:8-41, 5, 6:1-23, 6:24-33; 7, 20, 22, 20, 22, 23:36-37; 24; 25:1-7.
2 Crônicas: 24:1-14, 36.
Esdras: 1, 3; 6:14-15.
Neemias: 1, 2, 4, 8.
Ester: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7;8.
Jó: 1, 2, 42.
Salmos: 1, 15, 19, 23, 24, 27, 37, 39, 42, 46, 67, 90;91, 92; 97, 98, 100, 117, 119:1-80, 119:81-176, 121, 125, 150.
Provérbios: 1, 3, 4, 10, 15, 20, 25.
Eclesiastes: 1.

16. Leitura Bíblica:

Eclesiastes: 3, 5, 7, 11; 12.
Isaías: 5, 11, 26:1-12; 35, 40, 43, 52:13-15; 53, 58, 60, 61.
Jeremias: 9:23-26, 10:1-16, 18:1-6, 26, 36, 52:1-11.
Daniel: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12.
Joel:2:12-31.
Amós: 7:10-16; 8:4-11.
Jonas: 1, 2, 3;4.
Miqueias: 4.
Ageu: 2.
Zacarias: 4.
Malaquias: 3; 4.
Mateus: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23.

17. Leitura Bíblica:

Mateus: 24, 25, 26:1-35, 26:36-75, 27:1-31, 27:32-56, 27:57-66, 28.
Marcos: 7, 9, 10, 11, 12, 16,
Lucas: 1:4-25, 1:26-66, 2:21-38, 2:39-52, 7:18-28, 8, 10:1-37, 10:38-42; 11:1-13, 12, 13, 14, 15, 16:1-17, 17, 18, 19, 21, 22, 23, 24.
João: 1, 2, 3, 4, 5, 6:1-21, 6:22-71, 8:1-38, 9, 10, 11:1-46, 12, 13, 14, 15, 17, 18, 19, 20, 21.
Atos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.

18. Leitura Bíblica: 

Atos: 9:1-31, 9:32-43, 10, 11, 12, 13, 14, 16, 17:1-15, 17:16-34, 18, 19:1-22, 19:23-41, 20, 21:17-40; 22:1-16, 23, 24, 25, 26, 27, 28.
Romanos: 12, 13, 14.
1 Coríntios: 13.
2 Coríntios: 5:11-21, 11:16-33; 12:1-10.
Gálatas: 5:16-26; 6:1-10.
Efésios: 5:1-21, 6.
Filipenses: 4.
Colosenses: 3.
1 Tessalonissenses: 4:13-18, 5.
2 Tessalonissenses: 2, 3.
1 Timóteo: 4:6-16, 5:1-16; 6:11-21.
2 Timóteo: 2, 3.
Filemom.
Hebreus: 11.
Tiago: 1, 3, 5:7-20.
1 Pedro: 1,, 5:1-11.
2 Pedro: 3.
1 João: 2, 3, 4, 5.
Judas: 1:17:25.
Apocalipse: 1, 2, 3, 7:9-17, 12, 13, 14, 19, 20, 21.

19. Conversar em seu Clube ou Unidade sobre:

a) O que é cristianismo.

Estudo clicando aqui para poder conversar com seu clube/unidade.

b) Quais as características de um verdadeiro discípulo.

Verdadeiro discípulo sabe ouvir, quando outros querem servir. Sabe esperar, quando outros acham que é tempo de ir. Sabe se expuser, quando outros acham que é tempo de se esconder. Sabe investir quando é tempo de economizar. 

Ensina-nos que o serviço em si, não comove o Senhor, mas é o espírito com que nós servimos é que comove ao Senhor. Só há uma maneira de chegar diante dele – em adoração. O coração de um discípulo adorador sabe o momento exato de se apresentar ao Senhor.

c) O que fazer para ser um cristão verdadeiro.

Como então reconhecer um verdadeiro cristão?

“Pelos seus frutos os conhecereis!”

  Assim como é impossível para uma árvore má produzir fruto bom, e uma árvore boa produzir fruto mau, é impossível para os falsos cristãos reproduzir os frutos do Espírito, e os verdadeiros os frutos da carne.

Quais são os frutos do verdadeiro cristão?

1. Amor: a Deus e às pessoas. Amor que se traduz em ações: guardando os mandamentos de Deus e fazendo o bem incondicionalmente, sem esperar nada em troca. 

2. Alegria: o verdadeiro cristão é alegre! Contente! Não fica reclamando de tudo: da política, da escola, do emprego, da igreja, dos irmãos, da família, etc.
Jesus não era “reclamão”! Pagava os impostos sem reclamar! Apesar de não ter casa própria, um jumento para andar, um diploma escolar, Ele era feliz e cumpriu Seu dever. Você deve ter mais coisas que Jesus! Pare de reclamar e viva a vida como um cristão alegre e feliz! 

3. Paz: O verdadeiro cristão não anda estressado! Desesperado! Atribulado! Ele consegue dormir bem a maioria das noites, e só lhe tira o sono às provações que enfrenta por ser fiel a Deus, como Jesus no Getsêmani. Você fica sem dormir orando e triste pelo pecado, ou por causa de problemas advindos do pecado? Da busca desesperada por dinheiro?

4. Paciência (Longanimidade): O verdadeiro cristão não perde a paciência! Ele
consegue relevar muita coisa do seu irmão! Ele deixa pra lá! “Engole sapos”! Sem reclamar, imitando Jesus! É difícil tirar a paciência de um cristão verdadeiro, muito difícil! É só lembrarmos-nos da história de Estevão, José, Davi perseguido por Saul, etc.

5. Delicadeza (benignidade): O verdadeiro cristão é cuidadoso com as palavras e ações para não machucar seu irmão. Às vezes ele é indireto, cuidadoso, como Jesus foi com Judas, para não magoá-lo.
Dizer tudo que pensa, diz a Bíblia, é tolice: “o que guarda
a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína” (Prov. 13:3).

6. bondade: Ser bondoso é repartir o que tem! Sua casa, seu carro, sua vida! É fazer, não esperar ser feito! É dar, e não receber! 

7. fidelidade: o verdadeiro cristão é fiel! Mesmo sem concordar, entender, conhecer a fundo, é fiel! Fiel nos mandamentos, na administração das nossas rendas financeiras (dízimos e ofertas), cuidado. Com nosso corpo (alimentação), etc. Devemos ser fiéis à nossa causa, nossa igreja que é a menina dos olhos de Deus. 

8. humildade (mansidão): A calma e mansidão são características do cristão
verdadeiro. Não “fala mal”! Não revida ofensas! Não é conformado com a natureza humana que é incontrolável!
“Os mansos herdarão a Terra”!

9. domínio próprio: O verdadeiro cristão não perde a cabeça! Não fica irritado! Não ofende com palavras!

Ele tem domínio de si, de suas emoções! Não joga tudo para o alto!

20. Estudar e entender a pessoa do Espírito Santo, como Ele se relaciona, e qual o Seu papel no crescimento espiritual de cada ser humano. 

O Espírito Santo é uma das pessoas da Trindade. É Ele que nos traz a motivação para seguir os passos de Cristo, nos convence que Cristo é o Salvador, que a mensagem da Bíblia é verdadeira e ainda devemos segui-la. Segundo o Espírito de Profecia, quando lemos a lição da escola sabatina, a Bíblia ou até mesmo o informe no sábado pela manhã estamos deixando o Espírito Santo agir pois não somos capazes de ter a motivação de realizar trabalhos para Deus ou ainda ter crescimento em Cristo se não fosse por meio do Espírito de Deus. Ele trabalha na mente, atravessa todas as barreiras do nosso coração para fazer com que aceitemos o evangelho e siga os passos do Pai. Por isso, nosso corpo deve estar limpo para conseguirmos compreender a comunicação de Deus para conosco. Afinal, o nosso corpo é Templo do Espírito e devemos cuidar dele.

-- --

Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Um comentário:

  1. Nossa eu estou amando suas postagens de classes eu já estava desistindo do meu cartão mais agora vou continuar , muito obrigado .

    ResponderExcluir