Especialidade de Aranhas Respondida

| |

13 de junho de 2018

Especialidade de Aranhas Respondida


Especialidade de Aranhas, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos!
SEPARADOR-CURTI-E-BLOGUEI.png

Especialidade de Aranhas

1. Fazer uma das opções a seguir:

a. Colecionar, identificar e preservar, pelo menos, 16 espécies de aranhas (Os vidros de cada espécime devem conter uma etiqueta com o local e data de captura, e o nome da aranha).

b. Fazer desenhos coloridos de, pelo menos, 16 espécies de aranhas, em tamanho natural ou maior, e com as cores naturais. Etiquetar cada uma com o seu respectivo nome.

c. Tirar fotos coloridas de, pelo menos, 16 espécies de aranhas. Identificar cada uma em termos de local e data da foto, e nome da aranha.

2. Qual o maior membro da família das aranhas?

R: Caranguejeira. É mansa e não tece teia. Alguns dizem que é a tarântula a maior, mas é um conceito antigo.

3. Escrever uma descrição (quarenta palavras) de uma aranha que ganhou notoriedade em sua região.

Item prático.

4. Apresentar três formas pelas quais as aranhas diferem dos insetos.

R: As aranhas tem 4 pares de patas, não tem antenas, não tem asas, possuem 6 a 8 olhos e têm o corpo dividido em 2 (cefalotórax e abdômen). Os insetos diferem por possuírem 3 pares de patas, 1 ou 2 pares de antenas, 1 a 2 pares de asas, 2 olhos (geralmente) e o corpo é dividido em 3 (cabeça, tórax e abdômen).

5. Fazer um desenho (cerca de ¼ do tamanho natural) de uma teia esférica.

Item prático.

6. Que outros tipos de teias existem além da teia esférica?

R: Em forma de labirinto, funil, aquática, triangular, copo e prato, etc. A teia de aranha, por ser muito fina, e utilizada na Cruz de Mira, do campo visual dos instrumentos óticos.

7. O que as aranhas comem? Fazer uma lista das vitimas encontradas nas teias de aranha.

R: As aranhas são carnívoras, sendo que a maioria se alimenta de insetos e pequenos artrópodes. Há uma espécie que vive dentro da água e se alimenta de larvas aquáticas. Há outras maiores que chegam a caçar aves e peixes. Somente as menores fazem teias, para pegar pequenos artrópodes.

8. Para que é útil uma teia de aranha?

R: Guiar a aranha no caminho de volta para casa, ninho para proteger a cria, casulo para os ovos, armadilha para conseguir alimento e ponte para ir de um lugar para o outro.

9. Encontrar duas referências bíblicas às aranhas e suas teias.

R: Em Jó 8:4; Jó 27:18 e Isaías 59:5.

10. Quais os principais inimigos das aranhas?

R: Os maiores inimigos das aranhas são as vespas e as aves. Mas, por destruir seu habitat e querer matar toda a aranha que encontra, o homem tornou-se um grande predador também.

11. Como as aranhas nos ajudam, e como nos prejudicam em nossas propriedades?

R: A maioria das aranhas é muito útil. Elas eliminam os insetos que podem ser prejudiciais, como mosquitos e baratas causadores de doenças e traças que estragam nossos pertences. Sendo um grande predador de insetos, equilibra o meio ambiente. Elas só atacam se forem ameaçadas. As aranhas grandes tem um veneno insignificante, pois se garantem na força, já as menores têm veneno que podem ser letal. No Brasil apenas 3 são perigosas: armadeira, viúva-negra e aranha-marrom. Não mate aranhas. Apenas as evite.

-- --

Gostou da especialidade, te ajudou ou tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!

2 comentários:

  1. Caramba, eu amo seus posts, sempre quando tenho dúvida sobre alguma especialidade eu venho aqui. Vou passar a indicar seu blog aos meninos aqui do clube. Parabéns pelo seu belíssimo trabalho, que Deus te abençoe grandemente.

    www.pliniobatista.com
    @pliniobatistabr (Instagram)

    ResponderExcluir