Especialidade de Resolução de Conflitos Respondida

| |

23 de abril de 2018

Especialidade de Resolução de Conflitos Respondida


Especialidade de Resolução de Conflitos, essa especialidade é pra você aprender a resolver as tretas alheias risos, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos!
SEPARADOR-CURTI-E-BLOGUEI.png

Especialidade de Resolução de Conflitos

NOTA: É requerida a presença de um adulto mediador para a discussão de grupo.

1. Explicar como Cristo encorajou pessoas em conflito nas seguintes histórias bíblicas. Identificar a natureza do conflito ou as necessidades humanas em cada história por você explicada.

a. João 8:1-11 (Maria Madalena)
R: Julgaram Maria Madalena por ela ser deitar com homens, mas ao levarem ela até Jesus, ele mostrou que todos pecamos e não devemos julgar.

b. Mateus 18:1-6 (Discípulos – o maior no reino dos Céus)
R: Jesus quis dizer que devemos ter a humildade de uma criança. Aqui vemos a necessidade do ser humano de querer ser "mais" que todos.

c. 1 Reis 3:16-28 (Salomão e a causa de 2 mulheres)
R: A mulher que matou seu filho, teve inveja da outra. Nessa história vemos a inveja e a mentira juntas. Mas Deus concedeu a sabedoria para Salomão e ele ao fazer um teste, conseguiu discernir a verdadeira mãe, pois só a verdadeira mãe teria tanto amor a ponto de dar seu filho a outra pessoa, para que ele pudesse viver.

2. Discutir os conflitos de relacionamento, de identidade, raciais e culturais enfrentados pelos adolescentes e jovens em sua comunidade (Ex.: Relacionamento com os pais, autoestima, amizades).

Item prático.

3. Descrever os tipos de necessidades humanas e apresentar um exemplo da vida real para cada um deles.

Resposta.
Necessidade de segurança.

No mundo conturbado em que vivemos procuramos fugir dos perigos, buscamos por abrigo, segurança, proteção, estabilidade e continuidade.


 Necessidade social.

O ser humano precisa amar e pertencer. O ser humano tem a necessidade de ser amado, querido por outros, de ser aceito por outros. Nós queremos nos sentir necessários a outras pessoas ou grupos de pessoas.

Necessidade de auto-realização.
O ser humano busca a sua realização como pessoa, a demonstração prática da realização permitida e alavancada pelo seu potencial único. O ser humano pode buscar conhecimento, experiências estéticas e metafísicas, ou mesmo a busca de Deus.

4. O que significa ouvir ativamente? Pratique o ouvir ativo encenando os conflitos relacionados no item número 2.

R: Escutar ativamente significa dar relevância ao que a outra pessoa está dizendo e com isso, passamos a interagir produtivamente ao invés de apenas ouvir por ouvir. Como minha avó sempre diz: "Entrar por um ouvido e sair pelo outro".
5. Aplicar o seguinte método de resolução de conflito em um exemplo do item número 2.

a. Montar o cenário 
b. Reunir informações 
c. Identificar o problema 
d. Pensar nas soluções 
e. Negociar uma solução 

Item prático.
Você vai criar uma situação, falar os motivos do problema, identificar a origem do problema, pensar na solução e propor um método de aplicar.
6. Explicar como fazer encaminhamento a um conselheiro profissional ou pastor.

Resposta.
Basta você procurar o pastor da sua igreja, caso não tenha o contato do mesmo, fale com a secretária. E em caso de um conselheiro profissional [acredito que seja psicologo], você pode pedir recomendações a amigos e parentes ou procurar na internet.

7. Discutir seus motivos para querer ajudar seus amigos quando enfrentam problemas. O que dizer de uma pessoa que não lhe é tão familiar?

Item prático.
Fale seus motivos para querer ajudar seus amigos [exemplo: Não quer ver triste, você gosta daquela pessoa]. Agora fale sobre sua visão de alguém que você não tanta amizade, como você reage? quer ajudar? sente a mesma compaixão? 

Sites que usei na especialidade.
merkatus.com.br | www.administradores.com.br |

-- --

Gostou da especialidade, te ajudou ou tem alguma dúvida? Deixa um comentário aqui em baixo.

Nenhum comentário:

Deixe um comentário. ♡