Especialidade de Desenvolvimento Comunitário Respondida

| |

19 de abril de 2018

Especialidade de Desenvolvimento Comunitário Respondida


Especialidade de Desenvolvimento Comunitário, mais uma da área da ADRA e o melhor de tudo, ela é bem fácil, vem conferir e compartilhe com seus amigos!
SEPARADOR-CURTI-E-BLOGUEI.png

Especialidade de Desenvolvimento Comunitário

1. Definir desenvolvimento comunitário.

R: É o conjunto de práticas criadas com o objetivo de fortalecer e tornar mais efetiva a vida em comunidade, melhorando as condições locais, principalmente para aqueles que se encontram em situações de desvantagem social.

2. Explicar ao seu instrutor porque alguns países são considerados desenvolvidos enquanto outros são chamados de países em desenvolvimento.

R: A expressão país desenvolvido é utilizada para descrever os países que têm alto nível de desenvolvimento econômico e social, tomando como base alguns critérios.

País em
desenvolvimento ou país emergente são termos geralmente usados para descrever um país que possui um padrão de vida entre baixo e médio, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre médio e elevado.

3.
Mencionar 5 países em desenvolvimento e listar ações que a ADRA realiza neles e que poderiam ser consideradas ações de desenvolvimento e que se caracterizam como ações assistenciais. 

Respostas.
Chile, Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai.

Desenvolvimento: Projetos artesanais, produção agropecuária etc.
Assistenciais: Assistência médica, dentária, psicológica etc.

4. Ler a respeito de porque existem pobres entre nós no livro O Desejado de Todas as Nações, de Ellen G. White, capítulo 70 – “Um Destes Meus Pequeninos Irmãos”. Descrever ao seu instrutor o que você aprendeu. 

Item prático. [Clique aqui para ler o capítulo]

5. Descrever, pelo menos, uma necessidade em seu bairro ou município que requeira atenção.

Item prático.

6. Escrever um breve plano de desenvolvimento comunitário que pode ser implementado por seu Clube de Desbravadores (plantio de árvores, limpeza de parques e ruas, pintura de muros, etc.). O plano deve descrever a atividade, o tamanho do grupo, a logística de transporte e materiais e o tempo para completar tal atividade.

Item prático.

7. Participar por, pelo menos, 4 horas em uma das seguintes atividades:

Item prático. [O mais fácil de fazer é o item A e B]

a. O desbravador deverá contatar a Ação Solidária Adventista (ASA) de sua igreja e ver em que poderá ajudar. Talvez seja organizando itens doados ou participando de algum projeto por ela já estabelecido. Poderá envolver-se com a coleta e distribuição de alimentos, cobertores, agasalhos, sapatos e outros bens para moradores de rua ou para famílias cadastradas pela ASA. Ainda, poderá apoiar na reparação ou construção de casas para pessoas carentes. 

b. O desbravador deverá contatar a ADRA para ver a possibilidade de envolver-se como voluntário em algum projeto que esteja sendo implementado no seu bairro ou município. 

c. O desbravador deverá envolver-se com um “Mutirão Social”. O alvo deste tipo de mutirão é proporcionar à população menos favorecida acesso a certos serviços de forma gratuita. Alguns destes serviços são: corte de cabelo, testes rápidos para identificar doenças como sífilis, hepatite e AIDS, aferição de pressão arterial, orientações de saúde e nutrição, palestras educativas sobre como economizar energia e gás, recreação infantil, emissão de documento como carteira de trabalho, encaminhamento para vagas de empregos, entre outros. O mutirão pode ser feito no pátio da igreja, num centro comunitário, num ginásio de esportes ou outro local sugerido e autorizado pelas autoridades locais. 

d. O desbravador deverá procurar saber o que sua igreja, outras igrejas, o governo ou organizações comunitárias estão fazendo pelos moradores de rua. Caso a comunidade já tenha esse programa, você poderá unir-se a ele.

Sites que usei na especialidade.
pt.wikipedia.org | www.dicionarioinformal.com.br | pt.wikipedia.org | brasilescola.uol.com.br

-- --

Gostou da especialidade, te ajudou ou tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Nenhum comentário:

Deixe um comentário. ♡