Especialidade de Excursionismo Pedestre na Neve Respondida

| |

25 de abril de 2018

Especialidade de Excursionismo Pedestre na Neve Respondida



Especialidade de Excursionismo Pedestre na Neve, essa eu quero ver quem vai pegar, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos!




Especialidade de Excursionismo Pedestre na Neve 


1. Descrever a forma e o tamanho de 3 tipos de raquetes de neve e quando/como elas podem ser usadas (aeróbio/corrida, recreação, montanhismo).

Resposta.
As raquetes recreacionais, de trekking ou de terreno plano são projetadas para um terreno relativamente plano e de trilhas prontas. Elas têm alguma tração, mas não muita.

As raquetes de caminhada ou de terreno acidentado são um passo à frente em durabilidade e tração, boas para caminhadas ocasionais fora das trilhas, mas não para expedições longas fora da trilha ou excessivamente íngremes.


As raquetes de exploração, escalada ou alpinismo são boas para viagens de acampamento e longas expedições fora das trilhas. Certifique-se de que as raquetes têm uma tração significativa na frente e atrás se você estiver pensando em subir encostas íngremes.

As raquetes de corrida ou aeróbicas são para correr pelas trilhas bem compactadas e são leves demais para usar fora da trilha.



2. Descrever os seguintes acessórios para raquetes de neve e sua utilidade enquanto caminhando na neve: 

a. Bastão de caminhada.
R: Geralmente, as trilhas são realizadas em terrenos com muitos acidentes naturais. Nesse caso, o bastão é essencial para manter o equilíbrio – ao se ter quatro apoios para caminhar, minimizamos a possibilidade de entorses de tornozelos, joelhos e de quedas.
Dificulta quedas em terrenos escorregadios, como cursos de água. Além disso, quando elas acontecem, o uso do bastão  reduz os danos.
Nas subidas, o bastão de caminhada serve como apoio para o impulso e para aliviar o trabalho dos membros inferiores etc.

b. Botas de caminhada.
R: É fundamental que a umidade e a neve não infiltrem para o lado interno da bota, por isso o tratamento impermeabilizante é uma característica muito importante. Além disto, o tratamento aumenta a durabilidade e resistência das botas. Manter a segurança ao caminhar também é uma característica importante. Solados em borracha, com agarradeiras, proporcionam muita segurança e tração nas caminhadas na neve.

c. Gaiters. [Polaina]
R: Polaina é o nome de uma peça de roupa, que geralmente é de lã, que se usa por cima do sapato, cobrindo o peito do pé.

Ela também é usada para proteger a parte superior da perna e o peito do pé. Participou da moda na década de 1980 e é usada até hoje.

3. Demonstrar a técnica adequada de usar raquetes de neve nas seguintes situações: 

a. Ao virar-se. (conversão)
b. Subidas.
c. Descidas.
d. Trilhas.

Entre aqui nesse link e confira a resposta.
[A resposta é longa, por isso não coloquei aqui]

4. Explicar como manter o corpo quente e seco através do uso de vestimentas apropriadas, sob condição de vento de inverno enquanto viaja e descansa. Saber como evitar e como tratar hipotermia durante o inverno. 

a) Alongamento 

b) Aquecimento 

c) Exercícios aeróbios 

d) Relaxamento 

e) Exercícios localizados 

5. Explicar o valor das seguintes regras de segurança: 

a. Conhecer como ler um mapa, como usar uma bússola ou GPS em caminhadas.
R: É preciso saber para se localizar e conseguir ir até o destino desejado.

b. Deixar um plano de viagem com alguém enquanto você estiver caminhando na neve.
R: Em caso de demora, acidente, tem alguém com todo seu trajeto em mãos, o que facilita para um resgate, se necessário.
Essa pergunta me deixou um pouco confusa, então coloquei a resposta que eu acredito estar certa. Se não for isso, fala aqui nos comentários. 
c. Caminhar na neve sempre com um parceiro.
R: Em caso de acidente tem alguém ali para chamar ajuda, ou para te ajudar, também para ajudar nas partes mais difíceis do trajeto.

d. Portar água e alimentos suficientes.
R: O trajeto é cansativo, então requer uma boa alimentação e hidratação do corpo, por isso é importante que tenha comida o bastante para todos e para a quantidade de dias.

e. Ter um kit de primeiros socorros, sobrevivência e reparo.
R: Em caso de acidente é importante ter algo para realizar os primeiros socorros, garantindo que a pessoa vai aguentar a chegada de ajuda. Ou em caso de machucados mais leves, cuidar para que piore ou fique exposto.

6. Usando um par de raquetes de neve, demonstrar como se levantar após uma queda na neve.

Item prático.

7. Demonstrar a importância de unir e fixar corretamente suas botas nas raquetes de neve.

R: As raquetes se adaptam ao sapato, permitindo andar na neve sem escorregar e nem afundar.

8. Participar de uma série de 3 caminhadas – uma de 1 Km, uma de 2 Km e uma de 4 Km. Fazer um relatório detalhado descrevendo a profundidade aproximada dos passos na neve e condição da neve, plantas e animais e da velocidade média de deslocamento.

Item prático.

9. Explicar o significado da expressão “mais branca que a neve”, encontrada no Salmo 51:7. Que outras metáforas naturais você poderia usar para demonstrar o significado deste versículo?

R: Nesse texto nos dá a ideia de algo limpo. "lava-me, e ficarei mais branco do que a neve."
R: Outra metáfora parecida com essa seria "mais limpo que água cristalina".


Sites que usei na especialidade.

pt.wikihow.comwww.penatrilha.com.br | portaldeinverno.com.br | pt.wikipedia.org | www.minhasuica.com

-- --

Gostou da especialidade, te ajudou ou tem alguma dúvida? Deixe um comentário.

Nenhum comentário:

Deixe um comentário. ♡