Especialidade de computação II

| |

3 de novembro de 2017

Especialidade de computação II



Assim como eu, você deve manjar bastante de internet, então vamos preencher essa faixa com todas as especialidades de computação e fazer jus a tantas horas na frente da tela, né? Então, vem comigo!
1. Ter a especialidade de Computação I. 

Caso não tenha, clique aqui e confira esse post.

2. Apresentar relatório de, no mínimo, 1000 palavras a respeito dos computadores de 2ª geração. 

A segunda geração de computadores (1955-1964) foi caracterizada pela criação dos transístores (componentes que deveriam substituir as válvulas e ocupar muito menos espaço). esses componentes além de serem menores eram mais eficientes e mais baratos.

O computador doméstico, começou a ser utilizado em 2000, seu uso tornou-se mais popular durante a década de 1980. O computador doméstico pode ser disponibilizado para o público em geral devido a produção em massa dos microprocessadores que era focada a fim de serem utilizados nos lares ao invés de indústrias e negócios. No fim da década de 1980, o termo "computador doméstico" praticamente desapareceu nos EUA e no Brasil.

Já na Europa, isso ocorreu no início dos anos 1990. Isso se deve a popularização dos modelos de computador pessoal compatíveis com o IBM-PC e a consequente preferência pelo uso do termo "PC" ao invés de "computador doméstico".

Após sucesso do lançamento da Apple Computer, o Apple II em 1977 que veio com o intuito de derrubar a concorrência ibm, um grande número de novas máquinas de todos os tipos começaram a aparecer durante o final dos anos 1970 e o início dos anos 1980. Poucos tipos sobreviveram por mais algum tempo, como o britânico BBC Micro, o japonês MSX e os norte-americanos Commodore 64 e Amiga, os quais têm ainda seguidores fiéis. Mas, o surgimento do IBM-PC (originado do "IBM 5150) em Agosto de 1981, levou a IBM dominar o seguimento.

PC’s eram um pouco parecidos, sendo que alguns possuíam um teclado mecânico simplificado – chamado "teclado chiclete" – integrado à caixa que continha o microprocessador. Os dispositivos de armazenamento utilizados eram os lentos e não muito confiáveis gravadores de cassetes, tendo em vista os drives de disquete serem extremamente caros nessa época, especialmente fora dos Estados Unidos. A palavra-chave era redução de custos para tornar o produto mais atraente aos consumidores, principalmente famílias com crianças em idade escolar.

Todos os computadores continham um sistema operacional que agia como uma interface entre o operador e o hardware interno do computador, eram baseados principalmente em microprocessadores de 8 bits, uma grande variedade de computadores domésticos de 8 bits foram desenvolvidos e comercializados em meados dos anos 80. Uma exceção notável foi a série TI-99, lançada em 79, com uma UCP TMS 9900 de 16 bits, sendo gradualmente substituídos pelo IBM-PC e pelos modelos baseados Motorola 68000 em 1984. Alguns fabricantes tentaram manter seus computadores de 8 bits no mercado através de reduções de preço e outros meios, mas eles já haviam sido tornados obsoletos para a época.


3. Defina os seguintes termos:

a) Netbook - São uma categoria menor, mais leve e mais barata de laptops.

b) Notebook - Computador portátil, leve, projetado para ser transportado e utilizado em diferentes lugares com facilidade.

c) Microcomputador - O microcomputador é um conjunto de artifícios eletrônicos capazes de realizar processamento de dados, ou seja, é utilizado para processar informações. E é composto por duas partes distintas: Software e Hardware.

d) Tablet - É um tipo de computador portátil, de tamanho pequeno, fina espessura e com tela sensível ao toque (touchscreen). É um dispositivo prático com uso semelhante a um computador portátil convencional, no entanto, é mais destinado para fins de entretenimento que para uso profissional.

e) Mainframe - É um computador de grande porte capaz de realizar processamento de dados complexos.

4. Utilizando um editor de texto mais completo, fazer uma carta e enviá-la para um parente próximo, usando os recursos de formatação que o editor de texto fornece. 

Dica: Use o word.

5. Saber o que significa na hora de comprar: 

a) Quantidade de memória - Quanto maior a capacidade de armazenamento, maior será a demanda de arquivos que você poderá colocar em seu computador.

b) Velocidade do processador - É a velocidade que o computador tem em processar o software.

c) Tipos de processador - Se irá trabalhar com softwares que exigem muito, é necessário escolher os processadores mais recentes, pois os mais atuais tem um processamento melhor.

d) Tipos de monitor - A tela irá complementar todo o restante, então é necessário comprar uma tela que esteja na mesma linha que o restante do computador.

6. Como proteger o computador das oscilações de energia?

• Utilizando o estabilizador.

• Sites de onde tirei as respostas.

pt.okpedia.com

Qualquer dúvida, deixem nos comentários ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário