Especialidade de Alfabetização

| |

2 de fevereiro de 2016


Qual desbravador não sonha em ter a faixa recheada de especialidades?! Eu quero a minha lotada!! Essa ai eu já peguei, vem pegar ela também.
1 - Definir o termo alfabetização.

R: A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de uma comunicação. De um modo mais abrangente, alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento.


2 - Pesquisar e descrever com brevidade como 2 ou 3 organizações em sua comunidade ou país promovem a alfabetização ou promovem serviços de alfabetização a criança e adultos.

Programa Brasil alfabetizado, o mec realiza, desde 2003, o programa é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos.

- Escolha 2 escolas da sua comunidade ou do seu estado e fale sobre elas, assim você conclui esse quesito, eu já dei 1.


3 - Escrever um parágrafo explicando porque a alfabetização é importante.

R: Para ter um futuro é necessário ter o conhecimento, pelo menos o básico que é a alfabetização. Porque o que falta no nosso país é educação de melhor qualidade, sem entendimento a pessoa não pode exercer a sua cidadania, vai ser apenas massa de manobra política e mão-de-obra desqualificada. O resultado disso é desigualdade social e piores condições de empregos e menor capacidade de consumo.


4 - Realizar 3 das seguintes atividades:

A) Ajudar alguém a ler um pequeno livro ou uma breve história.
(Pegue uma criança, ajude a juntar as sílabas e formar palavras, assim ela vai lendo pouco a pouco, escolha um livro pequeno para não haver cansaço na criança)

B) Ler uma pequena história para um grupo de crianças e discutir com elas posteriormente.
(Reúna as crianças da sua igreja/da sua rua ou peça para a professora do primário te deixar contar a história para as crianças)

C) Fazer 10 cartelas de material pedagógico com palavras simples e ilustrações ou fotos e passá-las a alguém que esteja aprendendo a ler.

D) Ler vários capítulos da bíblia para uma pessoa idosa que você saiba que é cega ou incapaz de ler. Isso pode ser feito em uma ou várias visitas.

E) Fazer uma apresentação de 5 minutos em sua escola, escola sabatina ou igreja, sobre o que você aprendeu sobre alfabetização.


5 - Escolher 3 palavras e explicar ao seu instrutor como você ensinaria alguém sobre o significado das palavras e como soletrá-las.

Eu escolhi - Banana, giz, copo.

Separei as sílabas: BA-NA-NA, GI-IZ (foi assim que ensinei para a menina que eu dava aula, pois ela tinha dificuldade em ler GIZ, mas assim, ela se ligava no som e formava GIZ corretamente), CO-PO
Explicar o que significa é fácil. EX: (Banana é uma fruta, é para comer, etc)
Essa foi a especialidade de hoje, caso tenha alguma sugestão ou quer uma ajudinha, coloca aqui nos comentários a especialidade que você quer e eu faço! Beijo, fiquem com Deus e MARANATA



4 comentários:

  1. você é desbravadora? Eu também <3

    http://refugiodaju.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou sim flor, SOMOS DESBRAVADORES .. (8 \o/

      Excluir
  2. Obrigado nos ajudo muito, vc tem especialidade de toda adra???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, fico feliz em ter ajudado ^^ .. Eu só tenho essa, mas posso colocar aqui no blog o restante, afinal, são fáceis de fazer!

      Beijo e fique com Deus ♥

      Excluir